sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O triunfo dos riscadinhos



Chamam-lhes riscadinhos.
Eu cá confesso que desconhecia que eles andavam por aqui à volta, entre bosques e jardins, mas andam mesmo, conforme ficou provado na última noite de Julho de 2009, numa actividade de Ciência Viva no Verão.


Os riscadinhos são caracóis da espécie Cepaea nemoralis. O curioso é que estão em curso estudos científicos que decorrem em 14 países, inclusive em Portugal.

Quando era miúdo, antes de ter idade para frequentar a escola, ainda me lembro que tentei por várias vezes fazer corridas com eles, no quintal da minha avó, possivelmente entre o olhar guloso dos melros lá de casa.
Curiosamente, a ideia que retive é que não me lembro de nenhum que renunciasse ao direito de se despistar. Ia eu lá imaginar na altura que estes bichos hermafroditas iriam estar na mira de tantos cientistas!

Para saber mais, e até participar, basta ir a:
http://www.evolutionmegalab.org/pt_PT/information/viewBackground

Sem comentários:

Enviar um comentário