quarta-feira, 28 de julho de 2010

Stress x sementes

S. spini, família: Licenídeos
Um ano de casca extraída, a árvore ainda nem gagueja...



Dia de sol, logo de manhã perto dos 30 graus.
A 10 Km da mata do Desterro, perto de Seia, impunha-se revisitá-la.
Há um ano decorreu uma experiência de controlo de espécies vegetais exóticas, mais concretamente de mimosas, Acacia dealbata.
A experiência consistia em extrair a casca em toda a volta da árvore. Com esse lapso vital, seria de esperar que ficasse decrépita.
Ora, passado um ano, apenas o cocuruto arrepiou. Será sol de pouca dura? Nalguns sítios, o chão parece tão pejado de sementes desta espécie que até parece que a regra geral «stress imposto a uma árvore aumenta a produção de sementes» fica ainda mais evidente.

Anda pelos 500 metros de altitude a mata do Desterro, creio.
Confesso que estava mais filado nas borboletas e num lagarto-de-água que costuma esconder-se num fio de água na beira do caminho. Com tudo rapado, consegui ver um pré-adulto a fugir.

Vi na segunda-feira passada que o esforço de esterilização foi quase perfeito. Esqueceram-se de cortar apenas um pequeno tufo de Mentha sp. e outras que, em flor, ancoraram, para minha fortuna, algumas espécies de licenídeos, inclusive a spini. Do outro lado da moeda ficou uma face cinzenta: não valia a pena voltar lá este Verão.

Estas ideias contumazes de "esterilização" parecem recorrentes por toda a parte, como se a diversidade da vida guardasse horrores. Alimentado o mito das "ervas daninhas", muitas delas tão úteis na orla dos bosques pelo papel ecológico insubstituível que desempenham, a foice altamente produtiva não titubeia.

O corte deveria ter deixado se não corredores pelo menos algumas ilhas intencionais dessas plantas tão importantes para um grande número de insectos.
Vê-los, justificaria um visita diária, com surpresas certas na lista de espécies que iria conseguir ver. Como a solução foi à imagem dos maus episódios da velha história deste pequeno país, há que procurar outros sítios mais vivos, mais selvagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário